Imigração

Informações importantes para quem quer imigrar para o Canadá. Veja os vídeos selecionados sobre imigração, aqui você tem reportagens, links importantes, portais e blogs de quem está indo e de quem já fez o processo de imigração.

Canadá, A Nova América

sábado, 14 de junho de 2008

Estatísticas da Imigração no Canadá


Pessoal,

recentemente vi uma reportagem com as estatísticas de imigrantes no Canadá que achei muito interessante e ilustrativa. Os dados apresentam que o Canadá tem atraído muitos chineses, indianos e filipinos (aumento de 40,3%, 41% e 30,3%, respectivamente) para o seu território, entretanto o número de imigrantes italianos e americanos sofreu uma queda de 5,9% e 4,4%. É importante salientar que os brasileiros, ainda nem estão entre os cinco países em destaque. O que significa dizer que não temos nem 100.000 brasileiros vivendo em solo canadense. Talvez isso também ajude a explicar a política atual de atração de brasileiros para os seus domínios do governo do Canadá. Acho que além do pequeno número de brasileiros vivendo no Canadá, o que deve ser prioritário para o governo é estimular o novo avanço populacional, percebam que o neste país o aumento de pessoas entre 2001 a 2006 foi de somente de 5,4% habitantes e que o número de nascimentos é maior entre os canadenses (3,3%).

Acho que isso explica muita coisa que me deixava completamente em dúvida. Ficava me perguntando sobre os reais interesses do governo canadense em imigrantes brasileiros e percebi que na verdade eles estão precisando urgentemente de imigrantes e de crescimento populacional, mas estão sendo “invadidos” por chineses e indianos, ou seja, é necessário diminuir a imigração de chineses e indianos – que já são muitos - sem conter o crescimento populacional. Além do grande número, os chineses são percebidos como mais propícios ao isolamento cultural (Aderência às suas próprias tradições e vida em comunidades identitárias, eles tem uma cultura milenar, né! Gostam de formar comunidades tradicionais com fortes valores centrais, resgate às suas origens, de relacionamentos entre seus pares e não estão errados por isso). Mas, voltemos ao Canadá. Como aumentar a imigração, diminuindo o fluxo dos dois principais países em número de imigrantes? E que não por acaso são os dois mais populosos do planeta? Como fazer isso? Aumentando a imigração em outros países, claro! Por isso, Brasil, Argentina, Chile, entre outros estão no foco. Mas para tirar um argentino ou pessoas de outro país da sua terra é certeza de muito mais gasto (são paises menos populosos, com menores problemas, etc). Já os brasileiros, têm muito mais abertura para imigrar: a violência, a corrupção e o desemprego de nosso país nós expulsa e na verdade ainda faz uma excelente peneira, já que quem decide imigrar é porque não se adaptou a esse quadro social, ou seja, pessoas em geral honestas, pacíficas e com vontade de trabalhar. Rapaz, agora o processo ficou claro para mim! Passei a entender o que busca o governo canadense e o do Quebec! Não duvide se chegar o dia em que teremos curso de inglês e francês financiado pelo governo canadense ainda aqui no Brasil.

abraços,
Henrique

Um comentário:

Anônimo disse...

muito obrigado pelas informações do blog e continue assim pq será mtmtmt útil pra mim.sempre q posso escolher um país para fazer um trabalho eu escolho o canadá (sou encantada por ele).procurei em 1.000.000 sites e blogs mas só dava o processo e finalmente no teu blog encontrei os números e estatísticas...valeu cara e continua com o blog assim... :)

Salário no Canadá